(10 a 14/07) AYAFilm FESTIVAL 2017

(10 a 14/07) AYAFilm FESTIVAL 2017

SEGUNDA-FEIRA 10/07
Título: O Espelho do Espírito – El espejo del espiritu (2014)
Horário da sessão: 19h00. Debate após sessão com Camila Dias (Bióloga e membro do ICARO)
Com legenda só em espanhol.
Gênero: Documentário
Direção: João Meirinhos
Duração: 87 minutos
País de Origem: Peru

Sinopse: “El Espejo del Espíritu” (O Espelho do Espírito) segue, em primeiro lugar, o dia-a-dia de Don Ignacio, um velho xamã de Puerto Maldonado; Sergio, um turista ocasional e Osman, um toxicodependente em recuperação buscando cura e iluminação. Perto de Pucallpa, conhecemos também o Maestro Antonio Vasquez numa comunidade do povo aborígene Shipibo-Conibo ao longo do rio Ucayali. E, na cidade de Iquitos (o epicentro deste fenómeno) somos recebidos por David ‘Slocum’ Hewson num centro holístico maioritariamente visitado por estrangeiros. A primeira parte deste filme foi a tese de mestrado do realizador em Antropologia Visual e Filme Etnográfico com o Granada Centre for Visual Anthropology da Universidade de Manchester (2013).


TERÇA- FEIRA 11/07
Título: Prescrição da Floresta – The Jungle Prescription (2011)
Horário da sessão: 19h00. Debate após sessão com Dr. Mauricio Diament ( Psiquiatra e membro do ICARO)
Gênero: Documentário
Direção: Mark Allam
Duração: 45 minutos
País de Origem: Canadá


Sinopse: Prescrição da Floresta é um documentário episódio do Programa “ Nature of Things” ( BCB) e narra o encontro do psiquiatra Dr. Gabor Maté com a medicina da Ayahuasca. Maté trata pacientes em diferentes quadros de saúde mental, desde dependência química `a depressão. Seu objetivo é compreender a natureza da ação desta sagrada bebida na mente humana. Viajando até as profundezas da floresta Amazônica, encontra o Centro Takiwasi no Peru, onde compartilha mais conhecimentos com um dos dirigentes da casa, Dr. Jacques Mabit. 


QUARTA-FEIRA 12/07
Título: Abraço da Serpente – El Abrazo de la Serpiente (2015)
Horário da sessão: 19h00 – Debate após sessão com Lucas Maia ( Biólogo membro do ICARO)
Gênero: Ficção
Direção: Ciro Guerra
Duração: 124 minutos
País de Origem: Peru

Sinopse:O filme conta sobre os encontros de Karamakate, shaman e último representante de seu povo, com dois cientistas. O primeiro, alemão Theo von Martius, em 1909, e depois com o americano Evan em 1940. Juntos eles percorrem a floresta amazônica em busca da Yakruna, uma rara flor medicinal.


QUINTA-FEIRA 13/07
Título: A Serpente e Eu – L'Ayahuasca, le Serpent et Moi (2004)
Horário da sessão: 19h00 – Debate após sessão com Dimitri Bueno ( Psiquiatra membro do ICARO)
Gênero: Documentário
Direção: Armand Benardi
Duração: 53 minutos
País de Origem: França


Sinopse: O documentário apresenta diferentes encontros com a Ayahuasca na Amazônia Peruana. Flavien é um rapaz que acaba de conhecer a sgrada medicina com o chá, e Paolo vem se tratando de dependências químicas. Encontraremos diferentes shamans e curandeiros, conheceremos o Centro de Cura Takiwasi que usa a medicina da Floresta para promover a mudança através de um processo terapêutico, enteógeno e espiritual.


SEXTA-FEIRA 14/07
Título: Neurônios ao Nirvana – Neurons to Nirvana (2013)
Horário da sessão: 19h00
Gênero: Documentário
Direção: Oliver Hockenhull
Duração: 69 minutos
País de Origem: EUA


Sinopse: Um documentário sobre o renascimento das substâncias psicadélicas em contexto médico e psicoterapêutico. As substâncias psicadélicas podem ser ferramentas poderosas para nos mostrar quem somos, quem podemos ser e para curar o trauma de uma sociedade viciada na ganância e no consumo. Através de entrevistas com os maiores investigadores mundiais sobre o tema (escritores, psicólogos e pioneiros em psicoterapia psicadélica) o filme explora a história e o potencial médico de cinco substâncias psicadélicas poderosas – o LSD, a Psilocibina, o MDMA, a Ayahuasca e a Canábis).