(28/08~14/09) Exposição “Cotidiano em Quadrados”

(28/08~14/09) Exposição “Cotidiano em Quadrados”

Evento: Exposição “Cotidiano em Quadrados”
Data: 28/08 a 14/09
Horário: 8h30 às 21h30
Local: Galeria

Descrição: A artista plástica paulistana Tânia Soares apresenta na galeria do Espaço Cultural Casa do Lago sua série de desenhos Cotidiano em Quadrados. Ao todo, 107 desenhos originais, das mais diversas técnicas poderão ser apreciadas no espaço. Cotidiano em Quadrados é o resultado de uma maratona de desenhos em que Tânia se propôs a fazer um desenho por dia, todos os dias do ano, resultando assim em 366 desenhos (o ano era bissexto), sendo que em cada mês, Tânia usou uma técnica diferente.

“Longe de ser um autoflagelo, desenhar todos os dias é um modo de aprender, de praticar e de superar as próprias dificuldades, sejam elas circunscritas ao desenho ou não” Tânia Soares”

Segundo a artista, quando ela decidiu realizar sua maratona em 2016, a ideia era melhorar seu desenho por meio de uma observação mais cuidadosa das coisas e da educação da mão. E assim, do exercício de realizar um desenho de observação por dia, a partir de um objeto significativo, com um material diferente a cada mês, resultaram 366 imagens. Esta mostra traz uma parte delas: ferramentas de trabalho, utensílios de cozinha, livros, brinquedos, todas essas traquitanas que toda casa tem e acabam passando despercebidas. “Aqui elas são um pequeno testemunho de como podemos encontrar significado nas mínimas coisas se as olharmos com atenção”, diz Tânia.