(09~31/10) Exposição “Collage: vivendo entre resíduos”

Evento: Exposição “Collage: vivendo entre resíduos”
Data: 9 a 31 de outubro
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.
Local: Galeria

Sinopse: Acontece a partir do dia 09 de outubro no Espaço Cultural Casa do Lago a exposição “Collage: vivendo entre resíduos”, do artista plástico indaiatubano Bruno Barnabé. Em meio a recortes, rasgos e poesia, Barnabé apresenta pela primeira vez na cidade de Campinas 18 imagens construídas a partir de técnicas como a collage e a monotipia.
Assim como Max Ernst, Marcel Mariën, Jindřich Štyrský, Joseph Cornell e outros poetas collagistas, que inauguraram uma expressão artística distinta das demais, Barnabé cria imagens a partir de resíduos encontrados em seu mundo interior e exterior, utilizando material gráfico e fotográfico sobrepostos a monotipias. Apoia a construção dessas imagens nas leituras de Flavio de Carvalho, Marcus Rogério Salgado, Sergio Lima e Joseph Campbell. A mostra reúne os trabalhos mais recentes do artista, que tem influência no Simbolismo e no Surrealismo.
“No meu trabalho mais recente venho utilizando fotografias antigas e resíduos gráficos na tentativa de construir relações singulares entre essas fotos e as imagens mentais próprias do observador. Já as silhuetas usadas na monotipia procuram a identificação com as formas básicas, ideias arquetípicas ou platônicas que estão presentes na formação e ocupação do imaginal. Acredito que a união desses ‘resíduos’ seja capaz de revelar novas imagens, proporcionando novas combinações de memórias e emoções”, explica Bruno.

Sobre Bruno Barnabé
Nascido em Indaiatuba e radicado na cidade de São Paulo desde 2005. Collagista, materializa suas pesquisas epistemológicas através da sobreposição de resíduos gráficos e fotográficos que coleta em suas caminhadas pelas cidades do mundo. facebook.com/bruno.barnabe