(04/05 10:30) Recital de Mestrado: O Piano e o Imaginário Infantil

Data: 04/05/2016 – quarta –
Local: Multiuso

Descrição: O programa foi estabelecido a partir de obras que contém elementos do imaginário infantil. Elementos que podem ser trabalhados com crianças dentro do aprendizado criativo do piano. Para tanto escolhemos compositores, que na própria titulação das obras, trazem elementos desse imaginário infantil. Debussy dedica Children´s Corner à sua filha Chouchou. Com uma ambientação sonora brasileira, reconhece-se também estruturas debussynianas nos outros compositores do programa. Villani, que gosta de olhar o lado mágico das coisas, dedica a Sonata nº1 aos netos Renato e Giovanni, e diz que “o nome Lenda, lembra a situação de contar uma historinha para crianças”. A Prole do Bebê nº1, dedicada à sua esposa Lucilia que era pianista e professora, é uma de muitas obras de Villa-Lobos com temas do universo infantil.

Ficha Técnica:

Laura Longo é educadora musical e pianista. Estudou piano com Alfredo Cerquinho, formou-se Bacharel em piano pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação de Gilberto Tinetti e fez curso de aperfeiçoamento pianístico com Carlo Bruno em Roma – Itália. Ao retornar ao Brasil, estudou com Maria José Carrasqueira.

Atualmente, é mestranda em Música na Universidade de Campinas (UNICAMP), sob orientação da Profª Dra. Maria José Dias Carrasqueira de Moraes e professora de piano na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA).

É autora do livro Divertimentos para piano. Tem ministrado palestras e cursos para professores em eventos, escolas de música e em universidades tais como: UNICAMP, UFAL, UNESP de São José do Rio Preto, Faculdade Santa Marcelina – SP e apresentado trabalhos em congressos como ABEM, CNEM, CONVEP, SIMCAM e FLADEM.

Na área pedagógica fez inúmeros cursos, e teve professores como Violeta Gainza, Maria José Carrasqueira, H. J. Koellreutter, Iramar Rodrigues, Verena Maschat, Maria Ördog, Judith Akoschky, entre outros, o que possibilitou a obtenção de uma ampla visão na formação musical dos alunos.

Desenvolve intensa atividade didática desde 1990, como professora de piano, musicalização, teoria e percepção. Foi orientadora de grupos infanto-juvenis de Música de Câmara e instrumental Orff. Ministrou aulas na Universidade Livre de Música – Tom Jobim / EMESP – Tom Jobim, no Conservatório Musical Brooklin Paulista, na Teca Oficina de Música, no Instituto Baccarelli.

Programa:

CLAUDE DEBUSSY (1862 – 1918)

Children’s Corner

1. Doctor Gradus ad Parnassum
  2. Jimbo’s Lullaby
  3. Serenade for the Doll
  4. The Snow is dancing
  5. The little Shepherd
  6. Golliwogg’s Cakewalk

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES (1930 – )

Sonata nº 1

I – Lenda