(16/02) Defesa de Tese de Doutorado

(16/02) Defesa de Tese de Doutorado

Evento: Defesa de Tese de Doutorado de Carlo Vinícius Rosa Arruda
Data: 16/02/2017  – Quinta Feira
Horário: 9h
Local: Multiuso

Título: Mutationen I de Claudio Santoro: A identidade composicional da obra emdiálogo com instrumentos cópias históricas.

Descrição: As obras de Claudio Santoro (1919-1989) são objetos de estudo de um significativo rol de trabalhos escritos. Sua grande relação de obras escritas e executadas demonstra assim suma importância para a história da música contemporânea brasileira. A peça Mutationen I é uma obra pouco visitada, talvez por trabalhar abordagens não convencionais para com os instrumentos que são tocados hoje em dia, como o cravo historicamente copiado. Mutationen I faz parte de uma série de doze obras escritas para diversos instrumentos e fita magnética. Nessa série, o compositor utilizou recursos que exploram o instrumento com elementos timbrísticos que podem ampliar, ou até alterar o próprio som com a ajuda de microfones e gravadores. Santoro aplicou em Mutationen I diversos elementos atípicos da escrita tradicional cravística como grafismos, efeito pontilhista e técnicas composicionais de cunho aleatório, ou, nas palavras do próprio Santoro, aleatório controlado. Esta obra também utiliza elementos composicionais característicos do século XVII, como Canon à oitava e Prélude non mésuré. Em Mutationen I, o compositor aborda elementos da eloquência cravística associados com uma linguagem pouco difundida nos meios de quem trabalha com músicas características dos séculos XVII e XVIII. Esse quadro pode incitar uma série de questionamentos, tais como gosto e preferência da audiência, a disponibilidade de condições técnicas, do aparato para realização em concerto, e principalmente, do envolvimento dos intérpretes com este novo universo musical. Diante do mencionado, haveria uma possibilidade de realização de execução da obra em cópias de cravos históricos, uma vez que o cravo dito industrial não se fabrica mais. Assim sendo, a análise desses processos e da obra em si permitirão a compreensão e sistematização dos aspectos relevantes para a performance cravística dessa obra.