(10 a 12/04) Filmes Nacionais

(10 a 12/04) Filmes Nacionais

SEGUNDA-FEIRA 10/04

Título: O Crime da Cabra (2016)
Gênero: Comédia
Direção: Ariane Porto e Teresa Aguiar
Duração: 90 minutos
País de Origem: Brasil

Sinopse: Uma pequena cidade do interior vê seu cotidiano abalado por causa de um crime inusitado: uma cabra comeu o dinheiro da sua própria venda. Tem início uma disputa entre dois antigos amigos para saber de quem é a cabra. Um vendeu e não recebeu o dinheiro. O outro pagou e não levou. Por conta desta e de outras aventuras a cabra torna-se o centro das atenções e transforma a vida da cidade, às voltas com uma polêmica sem fim.
Ambientado no universo caipira de uma fictícia cidade do interior de São Paulo, o longa utiliza recursos do circo-teatro e faz uma homenagem ao ator e cineasta Amácio Mazzaropi (1912-1981), o maior caipira da história do cinema. O filme tem a direção de fotografia Carlos Ebert.


TERÇA-FEIRA 11/04
Título: Bem-Te-Vi, o filme (2012) – Debate com Ariane Porto ao final da sessão das 16h00
Gênero: Documentário
Direção: Ariane Porto
Duração: 80 minutos
País de Origem: Brasil

Sinopse: O documentário Bem-te-vi, o filme fala dos processos e resultados de oficinas de audiovisual ministradas para crianças e adolescentes de diferentes procedências, a partir do cenário teórico da educomunicação, Narra o trabalho desenvolvido, a partir de 2008, em diversos pontos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Pará, bem como – a partir de 2012, em países como Espanha, Inglaterra, Angola, Gana, Japão, Nepal, Nova Caledônia e Bulgária. A diversidade de temáticas abordadas e discursos produzidos pelas crianças e adolescentes ao longo de quase cinco anos de atividades do projeto Bem-te-vi, gerou uma polifonia que revelou as necessidades reprimidas de expressar realidade e aspirações. Desse "caldo" de ideias, palavras, imagens, surgiu a pergunta: seria possível criar discurso coletivo mantendo as individualidades de cada grupo? Nasceu assim a proposta de produzir um longa-metragem através de vários curtas metragens produzidos pelas crianças com o mesmo tema: "BEM-TE-VI", o Filme – Como vejo o mundo e como o mundo me vê". O primeiro desafio é colocar crianças de realidades socioculturais diferentes em contato, estabelecendo parcerias e diálogos capazes de romper barreiras: econômicas, culturais, sociais, geográficas e lingüísticas. Esse grupo – formado por verdadeiras "crianças sem fronteiras" – tem como desafio criar uma história a partir de várias estórias, encontrando a unidade na diversidade. A motivação, cremos, é suficientemente forte: todos dividem, a mesma casa – o Planeta Terra.


QUARTA-FEIRA 12/04
Título: Topografia de Um Desnudo (2009)
Gênero: Drama
Direção: Teresa Aguiar
Duração: 82 minutos
País de Origem: Brasil

Sinopse: Rio de Janeiro, anos 60. A cidade prepara-se para receber a visita da rainha Elizabeth. Um clima de tensão social e política antecede o golpe militar. Uma jornalista investiga a morte de moradores de rua e se envolve num perigoso jogo de interesses. Governo e polícia empreendem a "Operação mata-mendigos", com o objetivo de "limpar" a cidade para a visita da rainha. Os mendigos são torturados e jogados no rio Guandu. Policiais e funcionários do Governo da Guanabara são indiciados. Com o Golpe de 64, os inquéritos são arquivados e o episódio apagado da história do Brasil.