Projetos

 

PROPOSTAS APROVADAS PARA OCUPAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DA CASA DO LAGO

CHAMADA 2018

O Espaço Cultural Casa do Lago divulga a relação com as 19 propostas aprovadas para acolhimento em 2018, referentes à Chamada para Ocupação Artístico-Cultural realizada no final de março. As propostas foram selecionadas numa lista de 29 inscritas, após análise efetuada pela comissão formada por profissionais da Diretoria de Cultura (DCult) e Diretoria da Casa do Lago.

Foram considerados os critérios registrados na Chamada, como disponibilidade de espaço, viabilidade técnica, excelência, abrangência, entre outros, destacando-se o critério inovação, expandido com diversificação e abertura a novos produtores e novos projetos, visando democratizar o acesso aos espaços, também, aos promotores de atividades da Unicamp.

De acordo com essas premissas, as propostas foram analisadas visando fazer com que a Casa do Lago possa oferecer à comunidade, por meio da parceria com os organizadores das realizações em seus espaços, o que está previsto em sua missão, que é proporcionar à comunidade eventos relevantes e de qualidade, democratizando e ampliando cada vez mais o acesso à cultura, incentivando e difundindo as diversas linguagens e tendências artísticas.

A complexidade da análise e seleção das propostas deu-se em função da variedade de atividades (Aula, Ensaio, Exposição, Exibição de Filme, Palestra, Apresentação e outras), sendo que diversos trabalhos envolvem manifestações combinadas (Filme e Exposição, Filme e Debate, Exposição e Palestra, Aula e Apresentação, Exposição e Roda de Conversa e outras). Essas características implicam múltiplas ocupações de espaços, às vezes por períodos alternados, ocupação em dois ou mais dias por semana, horários diferenciados a cada dia, como exemplos.

Portanto, além de análise de conteúdo, as especificidades demandaram, também, estudos de viabilidade relacionados à agendamento. Devido a essa complexidade de combinações, algumas propostas serão atendidas parcialmente, com necessidade de adequações a serem tratadas na sequência.

A Casa do Lago e a Comissão de Avaliação, reconhecendo a relevância de todas as propostas inscritas, entenderam ser necessário o redimensionamento dos casos em que um único proponente inscreveu vários projetos. O readequamento necessário limitou o atendimento a, no máximo, duas propostas.

O Espaço Cultural Casa do Lago continua a receber propostas para análise e viabilização de acolhimento.

 

Propostas aprovadas, segundo os critérios e a viabilidade de realização:

 

Becos da Memória – Escrevivências corporais a partir da obra de Conceição Evaristo
Autora: Adnã Ionara M. Alves – aluna IA

Capoeira – Aulas práticas
Autor: João B. Fabrin Neto – técnico-administrativo IB

CinePAGU
Autora: Karla Bessa – pesquisadora Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu

Grupo Entrepontos – Dança
Autora: Amanda Sabioni – aluna IA

Documentário Unicamp Selvagem
Autoras: Marina Prado Melchior e Camila A. do Souto – alunas IB

Ética e Veganismo
Autora: Dinah Punskowski – aluna FCM

Festival do Instituto de Artes – FEIA 19
Autora: Thayná Bonacorsi – aluna IA

Forró – Aulas práticas
Autora: Vornei A. Grella – técnico-administrativo DAC

Intervalo – Exposição
Autora: Marília Scarabello – aluna IA

LaborARTISTANDO
Autora: Marcia Strazzacappa – professora FE

Meditação – Aulas práticas
Autora: Maria do Carmo E. Amaral – professora IB

Mindfulness – Programa para redução de estresse
Autores: Julia P. Motta de Souza e Luís F. Tófoli – professor FCM

O que fazem os bebês no espaço da Unicamp?
Autora: Cecília A. R. Parra da Silva – técnico-administrativo DEdIC-CECI

Projeto Origens – Indígena
Autora: Zilda Oliveira de Farias – técnico-administrativo – DEdIC-CECI

7º Concurso de Fotografia e 1º Concurso Audiovisual SOS Ação Mulher e Família
Autora: Karla Bessa – pesquisadora Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu

Rasul – Diálogo Sonoro
Autor: Mauricio Moysés – aluno IG

Selfies, Retratos e Autorretratos para a Eternidade – Palestra
Autor: José J. Lunazzi – professor IFGW

Teatro – Aulas práticas
Autora: Taiana C. Avritchir – aluna IA

Trio Macaxeira
Autor: Fernando Junqueira – aluno IA

 

 

 

 

CHAMADA PARA OCUPAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL DO ESPAÇO CULTURAL CASA DO LAGO 2018

O Espaço Cultural Casa do Lago vem a público convidar a comunidade acadêmica a apresentar propostas artísticas e culturais para ocupação de seus espaços durante o ano de 2018, de acordo com as condições fixadas nesta chamada.
A Casa do Lago é um órgão da Diretoria de Cultura (Dcult) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), cuja missão é estimular as produções artísticas e culturais e os projetos de extensão da comunidade universitária – formada por docentes, discentes, técnico-administrativos e pesquisadores – nas mais diversas vertentes da cultura, aqui entendida em sua forma mais abrangente. Com isso, proporcionar à comunidade eventos relevantes e de qualidade, democratizando e ampliando cada vez mais o acesso à cultura, incentivando e difundindo as diversas linguagens e tendências artísticas.

OBJETIVOS
A presente Chamada tem como objetivo a seleção de propostas para atividades artísticas e culturais, organizadas pela comunidade acadêmica, a acontecerem no Espaço Cultural Casa do Lago, localizado na Av. Érico Veríssimo, 1011, na Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campus da Unicamp em Barão Geraldo, e que compreende os seguintes espaços:

1. Galeria de Exposições
90 m² – capacidade 60 pessoas
02 painéis fixos, medindo 4,50m x 2,30m cada
02 painéis fixos, medindo 3,00m x 2,30m cada
04 painéis móveis articuláveis, medindo 1,50m X 2,20m cada

2. Sala Multiuso
256 m² – capacidade 150 pessoas sentadas
Sala com 16m x 16m, pé direito central de 6m e teto em acentuada curvatura.
Possui 02 climatizadores, projetor, telão, sonorização, cadeiras e mesas dobráveis.

3. Sala de Cinema
140 m² – capacidade 72 pessoas sentadas
Sala com 72 poltronas, palco com 4m x 10m, camarim, iluminação cênica, sonorização, projetor e ar condicionado.

ENVIO DE PROPOSTAS
Os interessados deverão enviar proposta em arquivo PDF de até duas laudas ao e-mail dir.casadolago@unicamp.br, no período de 12 a 25 de março de 2018, contendo:

  1. Indicação da categoria da proposta (oficina, exposição, exibição, etc.).
  2. Indicação do local pretendido (galeria de exposições, sala multiuso ou cinema).
  3. Indentificação dos organizadores e participantes da atividade (artistas, grupo, palestrantes, oficineiros, etc.).
  4. Resumo da proposta com todas as informações quanto aos objetivos, ao público alvo e às demandas técnicas necessárias para o julgamento da viabilidade de sua realização.

No caso de propostas de exposição ou apresentações artísticas, juntar ao documento imagens ou projetos das obras que serão apresentadas, bem como currículo(s) resumido(s) do(s) artista(s).

Para auxílio na sugestão do espaço pretendido, o site da Casa do Lago, www.casadolago.preac.unicamp.br, disponibiliza imagens e descrição de seus espaços.

Após o prazo limite, a Casa do Lago continuará recebendo propostas de atividades de forma contínua, porém será dada prioridade para as propostas apresentadas até às 23h do dia 25 de março de 2018. Não há limite de projetos por proponente.

É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do proponente a observância e a regularização de toda e qualquer questão concernente a Direitos Autorais, Conexos e de Imagem e Som relativos às obras, e à documentação encaminhada para o processo de seleção.

SELEÇÃO DAS PROPOSTAS
As propostas serão avaliadas pela Direção da Casa do Lago, apoiada por especialistas das áreas de interesse das propostas, e selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

  1.  Disponibilidade do espaço sugerido.
  2.  Viabilidade técnica e adequação física da proposta aos espaços e recursos disponíveis.
  3.  Excelência do projeto quanto a: qualidade, inovação, linguagem artística e abrangência.
  4.  Relevância estética, conceitual e temática, evidenciando sua importância histórica, cultural e artística, na perspectiva de contribuir para o enriquecimento cultural das comunidades.

As decisões quanto à seleção dos projetos a serem realizados não são passíveis de questionamentos ou recursos.
Os selecionados receberão por e-mail a lista de procedimentos para a execução da proposta artística/cultural, que culminará com a assinatura de Termo de Compromisso, onde serão detalhadas as obrigações do proponente e do Espaço Cultural Casa do Lago

(Download em PDF)